Torres da Catedral de Notre-Dame em Paris reabrem este sábado ao público: saiba o que vai mudar

Os trabalhos nas duas torres consistiram principalmente em consolidações estruturais, especialmente nos sinos, danificados pelo grande incêndio de 2019, e no terraço, situado a 69 metros de altura

Francisco Laranjeira
Setembro 19, 2025
21:00

Os trabalhos nas duas torres que enquadram a fachada monumental da Catedral de Notre-Dame, em Paris, reabrem esta sábado ao público, depois de terem estado encerradas desde o incêndio de 2019. Com vista para a Îlede la Cité a uma altura de 69 metros, este novo passeio imersivo leva-o aos símbolos da arquitetura gótica, num percurso que foi inteiramente redesenhado.

Os trabalhos nas duas torres consistiram principalmente em consolidações estruturais, especialmente nos sinos, danificados pelo grande incêndio de 2019, e no terraço, situado a 69 metros de altura.

Esta sexta-feira, num gesto simbólico, o presidente da França, Emmanuel Macron, subiu ao topo das torres da Catedral de Notre Dame, em Paris, para reinaugurá-las após a restauração por conta do incêndio de 2019. Acompanhado por arquitetos, restauradores e representantes do património francês, Macron percorreu o novo circuito de visitação, que começa na torre sul e termina na torre norte. O trajeto inclui uma escada dupla em carvalho maciço, com 21 metros de altura, considerada uma façanha na arquitetura.

O sistema, que permite que quem sobe nunca cruze com quem desce, é uma solução inspirada num modelo renascentista atribuído a Leonardo da Vinci no castelo de Chambord. Segundo o diretor de obras, Yoan Malbranque, o projeto foi calculado para suportar até 100 pessoas simultaneamente, o equivalente a oito toneladas. A estrutura adapta-se ao peso, flexiona levemente e regressa à posição original, como um grande amortecedor natural. “Nunca houve nada igual no mundo”, afirmou.

A visita às torres foi completamente reformulada para oferecer uma experiência imersiva de cerca de 50 minutos, com recursos visuais e sonoros que narram a história da catedral e da cidade. O percurso inclui maquetes, quimeras originais e uma paisagem sonora artística criada em parceria com a Abadia de Noirlac, que acompanha a descida pela torre norte.

Para alcançar o topo, é preciso subir 424 degraus — por isso, recomenda-se boa condição física. A entrada será limitada a 400 mil visitantes por ano, com ingressos vendidos exclusivamente online por € 16 euros, sendo que apenas podem entrar 19 pessoas de cada vez.

A Catedral de Notre Dame foi reaberta a 8 de dezembro de 2024, numa cerimónia com presença de líderes de Estado. As duas torres do monumento, também devastadas pelo incêndio, eram a última parte do monumento que faltava para a restauração. Desde a reabertura da catedral, mais de 8 milhões de visitantes já passaram pelo monumento, consolidando Notre Dame como o mais visitado da França.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.